segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Corpo e Arte da Performance - Luciana Lyrio

Série Vermelha
S/ Título [detalhe]
Acrilica s/ tela
60cm x60cm
2012

Percebo em meus trabalhos, nas diversas formas em que se apresentam, seja no desenho, na pintura, na instalação ou performance, a pesquisa de um fio que busca entender a vivência de um corpo em trânsito e à procura. Um corpo jogado no mundo que sinto habitar entre fronteiras tênues e dissolutas. Corpo que me traz a vivência da humanidade no território em que me permeiam o animal, o vegetal e o mineral. Território em que habito e vivencio a minha "criaturidade".

Série Sépia
S/ Título [detalhe]
Acrilica s/ tela
60cm x60cm
2012
Em meus desenhos e pinturas há forte recorrência de formas orgânicas. São lembrancas do interior dos corpos, do que se vê a olho nú. São tambem imagens do mundo micro ou macro do que pertence ao lá de dentro. Há uma vivissecção dos tecidos, interstícios, membranas e trabéculas da interioridade. Visões do interior do humano, do animal ou vegetal.

Há sempre o vermelho e os tons terrosos. O vermelho é o sangue que se faz seiva na cor sépia. Ambos fluidos vivificantes, que ora formam vasos, capilares e órgaos, ora casulos, sementes e folhas. Em uma constante construção de um corpo uno de imanência de todos os seres.


Série vermelha
S/ Título [detalhe]
Acrilica s/ tela
60cm x60cm
2012
Questões de gênero e poder são o ponto de investigação em minhas performances, das quais apresentarei uma na coletiva "Experiência Pintura". Através de referências diretas e indiretas ao corpo humano e de ações que tentam promover possíveis restaurações e curas, procuro o equilíbrio das relações entre os sexos e do homem frente à natureza. Embora haja uma forte narrativa feminina em minhas performances, não me oriento por um enfoque feminista. Ao contrário, as ações soam como súplicas à restauração de um equilíbrio entre as forças femininas e masculinas.






por Luciana Lyrio, agosto 2012. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário