Coletiva “Experiência Pintura”
Curadoria: Suzana Queiroga
Assessoria: Jozias Benedicto <jozias.benedicto@gmail.com>, Viviane Teixeira <viviane.teixeira@gmail.com>, Fabiano Devide <fabianodevide@uol.com.br> e Cláudia Laux <claudia_laux@yahoo.com.br>
A exposição “Experiência Pintura” se propõe a mostrar o resultado de pesquisas desenvolvidas ao longo dos dois últimos anos por alunos do curso “Experiência Pintura”, ministrado pela artista e professora Suzana Queiroga. Este curso faz parte do módulo de “Desenvolvimento” da EAV, e é voltado para alunos cujo trabalho esteja em nível de desenvolvimento e que buscam aprimoramento de aspectos teóricos e práticos de sua produção, com a orientação dos projetos individuais em pintura.
Sua realização está prevista para o segundo semestre de 2012, nas galerias do primeiro pavimento e do térreo da EAV, com curadoria da professora Suzana Queiroga. Pretende apresentar trabalhos, no primeiro pavimento, dos alunos de "Experiência Pintura II", e na galeria do térreo, de alunos especialmente escolhidos entre os cursos de "Experiência Pintura I", "Experiência Desenho", bem como os projetos de livros de artista, desenvolvidos no curso de "Meios Múltiplos" em agosto/dezembro de 2011, orientados por Suzana Queiroga.
A linha de curadoria da mostra foi estabelecida a partir do entendimento da diversidade de linguagens e poéticas presentes entre os componentes dos diversos cursos, ressaltando uma especial confluência de qualidade de pesquisa entre estes, ao final de um ciclo de trabalho de orientação de pesquisas contemporâneas.
Os trabalhos a serem expostos no primeiro pavimento terão diferentes suportes, com predominância de pintura, conforme os projetos individuais de dez artistas. Betelhem Makonnen, Cláudia Laux, Fabiano Devide, Gabriela Simões, Helena Martinho da Rocha, Jozias Benedicto, Liz Lopes e Viviane Teixeira atuam predominantemente com pintura, dialogando, por vezes, com o desenho e a fotografia. Luciana Lyrio mostrará uma performance, que será documentada e apresentada a partir de fotografias e vídeo, enquanto Ricardo Toledo apresentará instalações de médio formato, a serem montadas no local sem necessidade de equipamentos específicos nem modificações na estrutura do prédio.
Os trabalhos expostos na galeria do térreo terão como meios pintura, desenho e livros de artista, utilizando talvez um esquema especial de montagem em mesas com tampo de vidro. A organização da exposição (disposição e quantidade de trabalhos) será realizada posteriormente pela curadora, a partir de ação conjunta com a EAV e com a colaboração dos alunos acima citados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário