sábado, 11 de agosto de 2012

MATRIZ - por Ricardo Toledo


S/ Título [Detalhe]
Acrílica s/ tela
100 x 240 cm
2011
"O artista carioca Ricardo Toledo mostra obras onde explora sistemas de linguagem. Nos suportes da tela, papel e madeira, a escrita humana é transposta para o código binário computacional ASCII, na qual cada letra do alfabeto romano-latino tem como correspondente uma combinação de oito dígitos entre os algarismos 0 e 1.


Intervenção em parede
Ouro Preto/MG - 2011
A partir de seu interesse e conhecimento do sistema ASCII, Toledo iniciou uma série de estudos que envolvem a tradução de orações e uma letra de música em português para o idioma das máquinas. No processo porém, qualquer possibilidade de decifração se perde, tornando o seu trabalho uma pesquisa que recorre de um extremo a outro o ato de construção e desconstrução da comunicação verbal-digital.

Banco de dados [montagem]
2011



Banco de dados [montagem]
2011

Vertidas em números, as letras se tornam códigos que por sua vez transformam-se em padrões abstratos formados por textura e cor. Nesse movimento, o artista manipula índices pertencentes ao veloz universo das máquinas digitais através de recursos artesanais, sensíves e lentos, próprios da essência do fazer artístico. Ricardo Toledo cria suas obras em um procedimento imersivo, e na metodologia que traduz e imediatamente camufla frases, faz a viabilidade narrativa desaparecer, especialmente nas pinturas.
No entanto, há uma peça cuja mensagem permaneceu clara no código ASCII. Nela, o espectador atento perceberá que há duas possíveis leituras ali: a poética, que deita camadas de siginificações sobre o objeto artístico, ou a certeira interpretação científica do código. E é nesse campo dual, entre ciência e sensibilidade que Toledo transita, buscando na base da inteligência artificial modos de promover experiências na ordem do espírito humano.



 Texto de Daniela Labra, curadora independente, sobre o trabalho do artista Ricardo Toledo [abril/11].

Nenhum comentário:

Postar um comentário